Abir um e-commerce de sucesso pode não ser a tarefa mais simples do mundo, com tanta competição online.
Afinal, o segmento de e-commerce cresce, em média, 20% ao ano. E com a pandemia, as compras online se tornaram rotina para muitas pessoas. Assim, muita gente está entrando no mercado de e-commerce, o que faz com que a concorrência no setor seja alta.
Mas, como abri um e-commerce de sucesso, se destacando mediante tanta concorrência? Parece impossível, mas não é!
Portanto, vamos ver 7 dicas para você que pretende abrir um e-commerce e se sobressair nessa área. Confira!
Como abrir um e-commerce de sucesso?
Para que seu e-commerce tenha sucesso, veja algumas dicas para que você coloque em prática no seu negócio.
1. Dedique-se muito a isso
Pode parecer besteira, mas muita gente acredita que montar um e-commerce vai fazer você trabalhar menos, ou que pode ser algo para você se dedicar só um pouquinho por dia.
Errado! Um e-commerce de sucesso é aquele que vende bastante. Com isso, você precisa acompanhar de perto seu site, se há algum problema, se há clientes insatisfeitos e quais os problemas a resolver.
Isso não tem hora para acontecer, portanto, final de semana vira dia para resolver problemas, muitas vezes.
Dessa forma, a primeira dica para você abrir um e-commerce de sucesso é dedicar-se bastante a isso.
2. Saiba seu nicho e seu público-alvo
Para um e-commerce se destacar no competitivo mercado atual, você precisa encontrar um nicho. Ou seja, uma área na qual ainda não há tanta oferta de produtos.
No nicho, você consegue encontrar seu público-alvo. E por que isso é importante? Porque sabendo seu público-alvo, você saberá como melhor se dirigir a ele e como estabelecer uma boa comunicação.
Além disso, sabendo quem é seu público-alvo, você consegue direcionar melhor as campanhas de marketing e os produtos, para fidelizar seus clientes.
Quer um exemplo? Se você pretende vender produtos para um público-alvo específico de mulheres que estão na menopausa, saiba que campanhas nas quais só aparecem mulheres extremamente jovens não farão sucesso.
Isso se deve ao fato que seu público-alvo precisa se enxergar nas campanhas. Caso contrário, você não terá bons resultados. Portanto, se seu público-alvo é de mulheres na menopausa, invista em fotos e imagens com mulheres acima de 50 anos.
3. Tenha um site organizado
Uma das principais razões que levam clientes a desistirem de compras online é um site cheio de erros (bugs) ou extremamente confuso.
Assim, ter um site organizado e amigável é essencial!
Existem várias plataformas de e-commerce no mercado, mas não quer dizer que todas são protegidas de todos os possíveis erros.
Então, a sugestão é você sempre estar de olho no processo de compra. Faça compras simuladas para ver se o processo é fácil, se o cliente consegue navegar com facilidade pela plataforma, sem erros.
Uma boa dica é ter um catálogo online dos seus produtos bem organizado, com informações claras. Por exemplo, se seu e-commerce é de roupas, além das fotos dos produtos, tenha sempre outros objetos na foto, para que o cliente possa ter uma noção real do tamanho do produto.
E não se esqueça de botar uma grade de tamanhos, para que o cliente saiba exatamente o que vem a ser um tamanho P, M ou G, por exemplo.
4. Sempre produza conteúdo de qualidade
Atualmente, o que não faltam são sites. Assim, para que seu cliente entre no seu e-commerce, você precisa chamar atenção dele/dela.
E isso, só é possível, com produção de conteúdo de qualidade.
Seja qual for o seu nicho, faça bons conteúdos, otimizados, para que o Google ranqueie seu site adequadamente e ele seja facilmente encontrado.
Um detalhe importante: uma pessoa gasta, em média, até 8 segundos em uma página, no máximo, caso o conteúdo não seja do seu interesse.
Portanto, imagine um site que demora para carregar? Ou figuras ou vídeos que não abrem? Ou seja, tome cuidado com o excesso de poluição visual no seu site e lembre-se sempre de trabalhar com o SEO (Search Engine Optimization) de maneira adequada.
O SEO é um conjunto de ferramentas utilizadas para que o Google classifique seu site, conforme diversos elementos, tais como links internos e links externos, por exemplo.
Além disso, o Google também avalia a legibilidade, ou seja, se seu conteúdo está escrito adequadamente, de fácil leitura, com subtítulos separando o conteúdo… Enfim, tudo para facilitar a leitura de quem acessa.
Por último, se você não sabe trabalhar com essas ferramentas, contrate um produtor de conteúdo que saiba fazer isso por você.
5. Aposte no marketing digital
Você pode atrair visitantes ao seu site com o marketing digital. Através dele, você pode manter integradas as contas das redes sociais com a plataforma do e-commerce. E sempre que produzir conteúdo, ter a divulgação desse conteúdo por meio das mídias sociais.
Atualmente, o marketing digital está presente em praticamente tudo na internet: você pode também vender ou comprar anúncios e com isso, aumentar a divulgação do seu e-commerce.
6. Tenha parceiros confiáveis
Sabe aquela coisa de ter tudo em casa? Produto, estoque, centro de distribuição…Isso pode até dar certo no início, mas com o tempo é ideal você encontrar parceiros confiáveis para terceirizar seus produtos.
Pense na entrega: você precisa de bons parceiros que entregarão seus produtos no prazo. Você também precisa de fornecedores adequados para o que vai vender.
Isso tudo contribui para o sucesso do e-commerce.
7. Sempre esteja atendo ao feedback
Por último, observe o feedback dos seus clientes. Como foi a experiência de compra? Os clientes estão satisfeitos com o produto adquirido?
Através do feedback, você conseguirá ajustar possíveis problemas do seu e-commerce para obter cada vez mais sucesso no seu empreendimento.