Como funciona o Google Drive para fazer upload de arquivos e pastas?
Depois de entender as características técnicas do serviço em um nível geral, vamos ver a primeira ferramenta útil do Google Drive: o serviço de upload de arquivos e pastas.
Para compartilhar arquivos com o Google Drive, a primeira coisa a fazer é pressionar o botão azul Novo que você encontra no canto superior esquerdo.
Neste ponto, as opções são fornecidas pelos botões Pasta (para criar uma nova pasta no Google Drive), Upload de arquivo (para fazer upload de um arquivo do seu computador para o Google Drive) e Upload de pasta (para ser usado para fazer upload direto de uma pasta de arquivos para armazenar no Google Drive).
Selecione a opção desejada dependendo do que você precisa fazer (por exemplo, Upload de arquivo ou Upload de pasta) e aguarde até que o arquivo ou pasta de arquivos seja carregado para o Google Drive.
Para fazer upload de arquivos ou pastas com o Google Drive, você também pode usar arrastar e soltar, que é a ação que envolve clicar em um arquivo de seu computador e, em seguida, arrastá-lo para a área central do Google Drive que você abriu através de um navegador da web.
Quando o arquivo (ou pasta) for carregado corretamente, ele aparecerá na seção principal do Google Drive, aquela chamada Meu Drive.
Como funciona o Google Drive no compartilhamento de arquivos e pastas?
Depois de fazer upload de um arquivo ou pasta de arquivos para o Google Drive, você pode compartilhá-los com outros usuários. É muito simples, explicarei a seguir.
Encontre o conteúdo que você enviou ao Google Drive e gostaria de compartilhar. Clique com o botão direito para abrir o menu com as opções de compartilhamento do Google Drive.
Para compartilhar o arquivo em questão agora clique no Compartilhar… artigo (símbolo de um pequeno homem).
Na tela que se abre, você deve indicar o nome ou o endereço de e-mail da pessoa com quem deseja compartilhar o arquivo em questão. Em seguida, digite esses dados no campo de texto Pessoas na tela Compartilhar com outros usuários.
No menu lateral, em vez disso, preste atenção ao símbolo do lápis. Se você clicar nele poderá alterar algumas opções de compartilhamento, podendo escolher se a pessoa ou pessoas com quem você está prestes a compartilhar os arquivos podem fazer alguma alteração (pode mudar) ou se você deseja que apenas tenham a capacidade de comentar (podem comentar) ou apenas ver (podem ver). Quando terminar, confirme suas escolhas clicando no botão Concluir.
Para obter mais opções de personalização dos arquivos a serem compartilhados, clique no item Avançado no canto inferior direito. Você tem algumas ferramentas adicionais disponíveis que você pode ver em Configurações do proprietário.
Em particular, você pode verificar os itens Impedir que os editores alterem acessos e adicionar novas pessoas e / ou Desativar as opções de download, impressão e cópia para comentaristas / visualizadores para limitar algumas ações específicas que podem ser realizadas no arquivo que você está prestes a compartilhar. . Para confirmar esta escolha, clique no botão Salvar alterações.
No entanto, lembre-se de que as pessoas com quem você compartilhou o arquivo com o Google Drive poderão visualizá-lo e possivelmente modificá-lo apenas fazendo login no serviço de armazenamento em nuvem por meio de suas contas do Google.
Quer compartilhar um arquivo com o Google Drive, mas seus colegas não têm uma conta do Google? Não se preocupe, nem tudo está perdido.
Pressione novamente o botão para compartilhar o arquivo através dos passos que lhe expliquei nas linhas anteriores e, na tela Compartilhar com outros usuários, clique no item Obter link compartilhável.
Desta forma, qualquer pessoa que possua este link poderá ver o arquivo e possivelmente modificá-lo ou baixá-lo. Todos os arquivos e pastas compartilhados poderão ser visualizados na tela principal do Google Drive (Meus Drives), mas também estarão disponíveis na seção Compartilhados comigo, que você pode encontrar na barra lateral do Google Drive.
Como funciona o Google Drive no backup e sincronização?
Se você quiser saber mais sobre o Backup e sincronização, o cliente de desktop oficial do Google Drive que permite compartilhar arquivos com o Google Drive diretamente de seu computador, reserve alguns minutos para ler esta parte do tutorial.
Backup and Synchronization é uma ferramenta muito útil que permite sincronizar online todos os arquivos do seu PC; para utilizá-lo, você deve se conectar a esta página da web e clicar em Baixar Backup e Sincronização e depois em Aceitar e baixar.
Uma vez baixado, execute o arquivo clicando nele. Em seguida, clique em Sim se for solicitado a iniciar a execução do instalador. Como você pode ver, o software será instalado automaticamente e você não terá que fazer mais nada, se não pressionar o botão Iniciar.
Para instalar o Backup and Sync no Mac, você deve abrir o pacote dmg que baixou e depois copiá-lo para a pasta Aplicativos do macOS e, em seguida, também iniciá-lo. Feito isso, os outros procedimentos que vou mostrar são os mesmos no Windows e no Mac.
Depois de pressionar o botão Iniciar, você precisará fazer login em sua conta do Google, inserindo seu e- mail e senha nos campos de texto apropriados.
Depois de fazer o login, pressione o botão Ok; desta forma, você será redirecionado para a seção da tela Meu Laptop, através da qual você pode escolher manualmente as pastas a serem sincronizadas online no Google Drive. Para continuar, clique em Avançar.
Além disso, na próxima tela, escolha se deseja sincronizar todas ou apenas algumas das pastas do Google Drive localmente em seu PC e pressione Iniciar.
Você pode gerenciar essas preferências de sincronização a qualquer momento, retornando a esta tela Backup e sincronização, que é chamada de Preferências.